segunda-feira, 12 de agosto de 2013

25.ª Gala Internacional

No dia 11 de agosto, pelas 20h30, realiza-se a 25.ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos. A Gala contará com 13 canções concorrentes, cantadas por participantes com idades compreendidas entre os 5 e 10 anos, oriundos de diversos países, nomeadamente Cabo Verde, China, Roménia, Ucrânia e de várias regiões do país: Beira, Lisboa, Seixal e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Os participantes serão acompanhados pelo Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz dirigido pela Maestrina Alexandra Curado e pela Orquestra Mar&Arte dirigida pelo Maestro Rui Lúcio. O evento vai para o ar pelas 21.00 em direto na RTP1 e RTP África. REGULAMENTO | FACEBOOK

O regresso da Gala, - cuja primeira edição foi em 1979, tendo-se realizado até 2002 - está também associado a uma promessa eleitoral do atual executivo socialista. "Evidentemente é o cumprimento de uma promessa eleitoral. Mas só avançámos depois de termos estabelecido no CAE (Centro de Artes e Espectáculos) a Escola de Música e Canto Coral, que são parceiros na organização", disse hoje à agência Lusa António Tavares, vereador com o pelouro da Cultura.

Sílvia Alberto é a apresentadora de serviço e terá no grupo de jurados a cantora Rita Guerra, o produtor Ramon Galarza, o piloto e Embaixador da Boa Vontade da Unicef, Pedro Couceiro, a professora de Canto e Técnica vocal da Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, Carla Bernardino, a aluna do Conservatório de Música David de Sousa Ana Sofia Heleno e o jornalista Sansão Coelho, representante da Câmara Municipal e criador do projeto em 1979.

Ao longo de 24 anos esta gala recebeu mais de 375 participações, metade das quais de crianças estrangeiras, oriundas de 40 países do mundo.

A Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, iniciativa pioneira no género, nasceu em setembro de 1979 e, desde então, cumpriu os seus objetivos de que destacamos, a criação e divulgação de temas musicais próprios para crianças e por elas interpretadas, a divulgação dos "Direitos da Criança" e de entidades sem fins lucrativos colocadas ao serviço da criança e o fomento de laços de amizade entre os povos sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou origem.

0 comentários:

Enviar um comentário